Cardiologia Geral Para pacientes

Cuidados após realizar CATETERISMO via FEMORAL

Após CATETERISMO pela artéria FEMORAL

  1. Retire o curativo do cateterismo no dia seguinte ao procedimento. O melhor momento para fazer está atividade é durante o banho da manhã.
  2. Lava a área do procedimento 1 vez ao dia com aplicação gentil de sabão e água. Não há necessidade de se passar álcool, asseptol ou cremes.
  3. Mantenha a área seca e limpa.
  4. É normal que a área próxima do local de punção fique um pouco arroxeada nos dias que se seguem ao procedimento. Caso note que há grande hematoma ou notar alguma ‘massa’ palpável no local entre em contato com seu médico.
  5. Utilize roupas íntimas mais frouxas que o normal.
  6. Não realiza movimentos vigorosos de limpeza no local de onde foi feito o cateterismo nos primeiros 4 dias após o procedimento para evitar algum tipo de sangramento.
  7. Não faça levantamento de objetos pesados na primeira semana após o exame.
  8. Não realize atividades físicas extenuantes – isso inclui a maioria dos esportes, como caminhada, corrida, futebol, etc – nos primeiros 7 dias após procedimento
  9. Se for necessário utilizar escadas, o faça de maneira mais lenta que o habitual.
  10. Retorne a fazer suas atividades de maneira lenta para que por volta de 1 semana você já esteja apto a retornar ao seu nível normal.
  11. Evite tomar banho de banheira piscina, em mar aberto, rios ou lagos na primeira semana após o procedimento.
Adaptado de CLEVELAND CLINIC – Orientações após cateterismo

Sobre o Autor

Daniel Valente

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará. Médico com residência médica em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e em Cardiologia Clínica pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor-HC-FMUSP). Instrutor ativo do curso de ACLS pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (sede SP) e pesquisador colaborador junto ao grupo MASS.

Deixe um comentário