Imagens em Cardiologia

O que vemos na imagem destacada?

foto-17-11-16-16-37-13

Na figura acima observamos o resgistro da imagem de um ecocardiograma transtorácico em um corte apical das 4 câmaras. A linha trapezóide branca foca na região da área mitral no momento da realização do ‘color doppler’. Observe o grande fluxo regurgitante em direção ao átrio esquerdo evidenciando o famoso efeito coanda.

O efeito coanda nada mais é do que a tendência de que quando um fluido (no caso o sangue regurgitante) escoa próximo a uma parede curva ( do átrio esquerdo), ele tende a aderir à essa parede, sendo então desviado do seu fluxo normal.

No caso ilustrado, vemos que o fluxo regurgitante está ‘fugindo’ do ponta do transdutor, que está posicionado na topografia do ápice do ventrículo esquerdo e, por isso, aparece em azul. O fluxo sanguíneo acaba seguindo de maneira circunferencial e aparece e vermelho na região próxima ao septo inter-atrial.

eco

Leitura sugerida:
European Association of Echocardiography recommendations for the assessment of valvular regurgitation. Part 2: mitral and tricuspid regurgitation (native valve disease). European Heart Journal of Echocardiography (2010) 11, 307 – 332. Disponível aqui

Sobre o Autor

Daniel Valente

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará. Médico com residência médica em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e em Cardiologia Clínica pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor-HC-FMUSP). Instrutor ativo do curso de ACLS pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (sede SP) e pesquisador colaborador junto ao grupo MASS.

Deixe um comentário