Imagens em Cardiologia

O que vemos no ecocardiograma abaixo?

bicuspide

Figura 1. Fonte: arquivo pessoal do autor

bicuspide-ilustrada

Figura 2: AD: átrio direito, AE: átrio esquerdo, SIA: septo inter-atrial e VD: ventrículo direito. Fonte: arquivo pessoal do autor.

A válvula aórtica normal é composta de 3 cúspides de aspecto semilunar. Cada cúspide é albergada em uma pequena dilatação da base da aorta proximal denominada seios de valsalva ou seios aórticos e é justamente essa relação com cada seio aórtica que dá nome a cada uma das 3 cúspides: cúspide coronária direita ( relacionada ao seio de valvasava de onde sai o óstio da coronária direita), esquerda (relacionada ao seio de onde se origina a coronária esquerda) e a não-coronária.

Nas duas imagens (figura 1 e 2) e vídeo acima observamos em corte paraesternal do eixo curto de um ecocardiograma transtorácico. Repare que na topografia da valva aórtica, observamos o aspecto típico da morfologia bicúspide, com a fusão das cúspides coronária esquerda e direita – esse é o padrão mais comum, também conhecido como ‘padrão típico’. Essa é a patologia congênita freqente, chegando a ocorrer entre 1-2% de toda a população. Ela pode ocorrer isoladamente ou associada a outras má-formações. No caso ilustrado, um paciente do sexo masculino de 42 anos também tinha dilatação da aorta ascendente, situação clínica conhecida com aortopatia bicúspide e que pode ocorrer em até 50% dos indivíduos. Ele foi submetido a cirurgia para substituição da aorta ascendente e da válvula aórtica através de interposição de um tubo de Dacron com prótese aórtica mecânica. Muitas vezes, o diganóstico vai ocorrer apenas na fase adulta como achado em exame de rotina ou através de alguma complicação clínica associada, como endocardite infecciosa, sopro de esternose aórtica, dissecção de aorta, etc.

Na figura 3, logo abaixo, observe o aspecto normal da válvula aórtica tricúspide. Observe que o aspecto tri-valvar apresenta uma imagem muito semelhante ao logotipo da famosa marca de carros de luxo Mercedes-Benz.

aortica-normal

Figura 3. Observe a relação entra as 3 cúspides da válvula aórtica, a coronária direita, esquerda e a cúspide não-coronária (NC). Note que a cúspide NC fica em contato direito com o septo inter-atrial (SIA). Fonte: adaptado pelo autor e retirado de mercedes-benz.com.br e www.echopedia.com

Leitura sugerida:
Subodh Verma, M.D., Ph.D., and Samuel C. Siu, M.D.Aortic Dilatation in Patients with Bicuspid Aortic Valve. Review Article. NEJM, 2014. N Eng J M ed 370;20 nejm.org may 15, 2014

Sobre o Autor

Daniel Valente

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará. Médico com residência médica em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e em Cardiologia Clínica pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor-HC-FMUSP). Instrutor ativo do curso de ACLS pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (sede SP) e pesquisador colaborador junto ao grupo MASS.

Deixe um comentário