MANEIRA CORRETA
Fonte: arquivo pessoal do autor |
Observe na primeira foto a maneira correta de retirada do introdutor ( veja mais detalhes aqui ). Note que o orifício de retirada fica visível ( observe o O na foto) e a compressão é feita acima desse ponto. Não se deve colocar gaze no orifício, pois assim, poderemos perder a noção de a compressão está efetiva do vaso (observe abaixo a maneira incorreta do procedimento) e só ‘descobririamos’ a inefetividade da compressão quando a gaze começasse a ficar embedida de sangue.
O A representa a topografia arterial – acima da região inguinal fica a ilíace externa e, abaixo, femural comum, por isso a importância de uma boa palpação de pulso antes de realizar o procedimento.
Lembrando que a técnica se aplica a retirada de qualquer dispositivo médico em topografia de art femural, seja introdutor para cateterismo ou cateter para medição de pressão arterial invasiva, por exemplo.
Se é para comprimir 15/20 min, que sejam só 20 min. A técnica correta evita danos ao paciente e prolongamentos desnecessários!
MANEIRA INCORRETA
Fonte: arquivo pessoal do autor |