É muito comum que pacientes/familiares fiquem assustados quando descobrem que está indicado um procedimento de cirurgia cardíaca, independente da motivação da mesma (seja revascularização, troca valvar, etc). Dúvidas quanto aos riscos de procedimento, bem como melhor entendimento de suas indicações e o processo de reabilitação são frequentes e os cardiologistas e/ou cirurgiões cardíacas devem estar apto a respondê-las e passar a confiança necessária para o paciente/família. Afinal, o que esperar após a cirurgia? Quando vou voltar a dirigir, correr ou realizar atividades de casa?
Pensando nisso, a Sociedade de Cirurgiões Torácicos (STS) elaborou uma cartilha para responder a esses e outros questionamentos frequentes após cirurgias maiores torácicas.
Nela, você encontrará quais sintomas são ‘esperados’ nessa fase, bem como sinais de alarme (dentro do hospital e após alta) e em quanto tempo atividades físicas habituais poderão ser retomadas. Baseada nessa cartilha você pode adaptar as recomendações para o seu próprio consultório/hospital.
Acesse o documento completo aqui.