Desafio de ECG

Qual o sinal evidenciado nesse eletrocardiograma?

Fonte: arquivo pessoal do autor

O eletrocardiograma acima evidencia a presença do complexo rsR’ ou suas variantes (rSr’ ou rSR’), em uma ou mais derivações precordiais esquerdas (Entre V4-V6, D1 e aVL, V7-V8). Em 1970, Nabil El-Sherif descreveu esse padrão eletrocardiográfico em 18 pacientes com duração normal ou prolongada do QRS. Destes pacientes, 17 tinham aneurisma ventricular. A presença do padrão rsR’ representa a corrente de despolarização do ventrículo que se desloca ao redor de uma área de fibrose, sendo altamente sugestivo da presença de extensa cicatrização confluente do cone ventricular esquerdo. Cicatriz ventricular provocada por dano extenso prévio é precursora do aneurisma ventricular, que pode ser sugerido nesses casos. Tal alteração passou a ser conhecida como o sinal de El-Sherif.

Esse sinal foi avaliado em pacientes com doença arterial coronariana e aneurisma ventricular por Reddy CV et al. O autor estimou a sensibilidade, a especificidade e os valores preditivos da presença no eletrocardiograma do QRS fragmentado (padrão RSR’ ou sua variante RSr’, rSR’ ou rSr’) em derivações esquerdas sem evidência de bloqueio de ramo esquerdo. A sensibilidade desses padrões foi de 50%, enquanto a especificidade foi de 94,6%. O valor preditivo positivo (VPP) do QRS fragmentado para a presença de aneurisma foi de 83,3% e o valor preditivo negativo (VPN) foi de 79,2%. 

Classicamente, o aneurisma apical ventricular esquerdo é considerada uma complicação do infarto agudo do miocárdio, mas também tem sido relatado associado à cardiomiopatia hipertrófica, doença de Chagas, sarcoidose, como alteração congênita ou idiopática. Vale lembrar que um aneurisma ventricular na presença de infarto do miocárdio prévio pode se manifestar no eletrocardiograma pelo sinal de El-Sherif mas também por uma elevação permanente do segmento ST.

Leituras sugeridas

Sherif NE. The rsR` pattern in left surface leads in ventricular aneurysm. Br Heart J 1970;32:440–448.

Reddy, C. V. R., Cheriparambill, K., Saul, B., Makan, M., Kassotis, J., Kumar, A., & Das, M. K. (2006). Fragmented Left Sided QRS in Absence of Bundle Branch Block: Sign of Left Ventricular Aneurysm. Annals of Noninvasive Electrocardiology, 11(2), 132–138.

Sobre o Autor

Caio Cafezeiro

Médico com residência médica em Clínica Médica Hospital Santo Antônio (OSID-BA) e em Cardiologia Clínica pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor-HC-FMUSP).

Deixe um comentário