Imagens em Cardiologia

Imagens em Cardiologia: o que você vê neste ecocardiograma?

Paciente com ecocardiograma solicitado por quadro de sopro cardíaco, sem maiores detalhes no pedido. Quando realizamos o corte apical de quatro câmaras nos deparamos com uma área de comunicação inter-ventricular em região de septo-interventricular em sua porção mais apical. Está feito, portanto, o diagnóstico de CIV. 
Veja na ilustração abaixo que esquematiza melhor a imagem do ECO. O transdutor do aparelho encontra-se no porção superior da foto. Note que, por convenção, todo fluxo de ‘matéria’ – no caso do coração o próprio sangue – que se aproxima do transdutor é apresentado em vermelho, ao passo que todo fluxo que se afasta, em azul. 
Em áreas de maior turbilhonamento – como o região estreita do septo que comunica o VE ao VD –  são percebidas pela mudança da coloração padrão ( azul x vermelho ), para cores diferentes, como esverdado. A essa mudança de cor representando fluxo turbilhonado significa que a real direção do fluxo sanguíneo nessa topografia não pode ser determinada e é conhecido por ‘aliasing’.
VD: Ventrículo Direito VE: Ventrículo Esquerdo AD: Átrio Direito AE: Átrio Esquerdo SIV: Septo Interventricular

Sobre o Autor

Daniel Valente

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará. Médico com residência médica em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e em Cardiologia Clínica pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor-HC-FMUSP). Instrutor ativo do curso de ACLS pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (sede SP) e pesquisador colaborador junto ao grupo MASS.

Deixe um comentário