Cardiologia Geral Você sabia?

Qual o achado do exame físico e qual o diagnóstico mais provável? ​

.
Qual o achado do exame físico e qual o diagnóstico mais provável?
 .
Imagine que você está em um Pronto Socorro e atende uma paciente de 52 anos, com diagnóstico de Doença de Chagas, e que chega ao pronto socorro com relato de síncope e tonturas.
 .
Ela foi imediatamente encaminhada à sala de emergência devido a achado de bradicardia (FC 42 bpm) durante a avaliação da triagem.
 .
Você identifica o achado do vídeo acima no exame físico do pescoço. Qual o diagnóstico?
 .
O video acima exemplifica uma onda A em canhão, achado típico de dissociação átrio-ventricular – neste caso, provavelmente causado por um Bloqueio Atrio-Ventricular Total (famoso BAVT) relacionado à Doença de Chagas.
 .
A justificativa fisiopatológica para este achado é simples: a contração atrial direita frente a uma valva tricúspide fechada (causado pela dissincronia atrio-ventricular) faz com que o sangue venoso, ao invés de ser injetado no ventrículo direito, percorra o caminho inverso e retorne às veias cavas e então às veias jugulares. Como esse fenômeno ocorre de maneira intermitente, algumas vezes observa-se um “pulso jugular exacerbado”, que na verdade é a onda A do contorno da onda de pulso.
 .
Quer saber um pouco mais sobre o contorno de onda do pulso venoso? Fique atento nos próximos posts do Temas em Cardiologia.
Referências:
.
Mann DL, Zipes DP, Libby P. Braunwald Tratado de Doenças Cardiovasculares. 10a ed. Rio de Janeiro: Elsevier 2018.

Rodrigo M. Kulchetscki

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná. Residência Médica em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e em Cardiologia Clínica pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor-HCFMUSP).
Atualmente é Fellow em Arritmia, Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca Artifical na mesma instituição.