Artigos comentados

Você conhece o sinal de Pickelhaube?

Estudo recente mostrou que ao ecocardiograma, pacientes com prolapso da valva mitral quando realizado o Doppler tecidual pulsátil do anel mitral, apresentavam um pico sistólico de alta velocidade. Este pico se assemelha ao pico que adorna o capacete Pickelhaube, historicamente usado pelos militares alemães, e por isso foi denominado como: Sinal de Pickelhaube.

A maior velocidade do sinal de Pickelhaube na maioria dos pacientes foi encontrada no anel posterolateral. Este é um achado importante porque o anel posterolateral é um local não convencional de interrogação.

Tem sido sugerido que a tração mecânica dos músculos papilares e da parede inferolateral do ventrículo esquerdo é arritmogênica, com disfunção elétrica precoce sendo reconhecida durante estudos eletrofisiológicos mesmo na ausência de realce de gadolínio na ressonância magnética cardíaca

Esse estudo sugeriu que uma velocidade do Doppler tecidual > 16 cm/s possa ser um marcador de risco para arritmias malignas em pacientes com prolapso valvar mitral.

 

Leitura sugerida:

The Pickelhaube Sign: Novel Echocardiographic Risk Marker for Malignant Mitral Valve Prolapse Syndrome

Sobre o Autor

Caio Cafezeiro

Médico com residência médica em Clínica Médica Hospital Santo Antônio (OSID-BA) e em Cardiologia Clínica pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor-HC-FMUSP).

Deixe um comentário